O que é TRODAT?

O que é TRODAT?

O TRODAT é o nome usual para o exame de cintilografia de perfusão cerebral utilizando o Tecnécio-99m como marcador do sistema dopaminérgico. Atualmente, o diagnóstico da doença de Parkinson ainda é realizado a partir de critérios clínicos como história e exame físico, porém esse diagnóstico pode ser incorreto principalmente nas fases iniciais da doença e o TRODAT pode auxiliar nestes casos.

O correto diagnóstico do mal de Parkinson facilita a otimização do tratamento e o melhor seguimento do paciente. Desta forma, a realização de exames são importante na prática clínica.

A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa com acometimento das células produtoras de Dopamina no sistema nervoso central. Um dos principais sítios de ligação dopaminérgico do sistema nervoso central é o Transportador de Dopamina (DAT) que se encontra na membrana pré-sináptica.

O Tecnécio-99m é uma molécula que se liga a esse marcador dopaminérgico (DAT) e é utilizado para avaliar o Sistema dopaminérgico. O exame de cintilografia de perfusão cerebral (SPECT) utilizando esse marcador do sistema dopaminérgico é chamado popularmente de TRODAT e é um exame útil na investigação e no seguimento da Doença de Parkinson. No mal de Parkinson por haver a diminuição de células produtoras de dopamina há a diminuição da ligação do marcador para dopamina visualizada no exame de cintilografia cerebral.

Outra função do TRODAT que vem sendo bastante estudada é na sua importância no seguimento destes pacientes. Existem estudos comparando indivíduos nos estágios iniciais com aqueles apresentando doença avançada e foi evidenciado boa correlação com a diminuição de marcadores dopaminérgicos no grupo mais grave, mostrando outro papel importante deste exame no seguimento. Porém, ainda não há comprovação e validação deste exame para o seguimento destes pacientes e mais estudos precisam ser realizados.

Caso tenha outras dúvidas agende uma consulta ou deixe seu comentários e nos siga nas redes sociais.

Para mais informações sobre a doença de Parkinson clique aqui

2 respostas para “O que é TRODAT?”

1. Olá Cleuza,
      A cintilografia com TRODAT é um exame bem específico e não são todos os laboratórios e clínica de imagens que o realizam. Você pode entrar em contato com o seu médico para avaliar se há a indicação do exame e procurar em conjunto uma indicação do local mais próximo da sua residência para realizar o exame.