Cuidados pré-operatórios para a cirurgia de coluna.

Doenças da Coluna

Cuidados pré-operatórios para a cirurgia de coluna

Os cuidados pré-operatórios consistem em um passo fundamental para o sucesso do procedimento cirúrgico. Entender cada etapa e realizá-las de forma correta irá tornar a ansiedade e os receios relacionados ao procedimento cirúrgico algo mais natural. Desta forma, voce estará mais confiante e tranquilo para o dia da cirurgia.
Aqui estão contidas as informações gerais sobre os cuidados operatórios necessários para a cirurgia de coluna. Se houver alguma dúvida, por favor entrar em contato com a equipe.
Todas as informações aqui contidas fazem parte, exclusivamente, das orientações cirúrgicas da equipe do Dr. Wilson Shiyoiti Morikawa Junior (CRM: 163410/ RQE: 101438).

Exames pré-operatórios e avaliação cardiológica

Previamente a qualquer procedimento cirúrgico é necessário realizar um pequeno check-up para avaliar possíveis distúrbios ou doenças que podem estar “escondidas”. O conhecimento de alterações cardiológicas ou sistêmicas é essencial para avaliar se é seguro a realização do procedimento cirúrgico e evitar possíveis complicações anestésicas ou durante o pós-operatório. Desta forma, é fundamental a realização dos exames solicitados e a avaliação de um cardiologista de confiança do paciente.

Cuidado tópico

Um passo importante para evitar problemas de infecção cirúrgica é a descolonização da pele. Uma das principais complicações de um procedimento cirúrgico é a infecção cirúrgica por bactérias que colonizam a pele. Desta forma, o Dr. Wilson preconiza o uso de um sabonete de Clorexidina por 3 dias antes do procedimento cirúrgico. O sabão deve ser aplicado pelo corpo e principalmente nas mãos, pés e no local da cirurgia.

Quais medicamentos que devem ser suspensos antes da cirurgia?

Uma das principais causas de cancelamento de um procedimento cirúrgico é devido o uso de medicamentos que deveriam ter sido suspensos previamente à cirurgia. Para não adiar esse momento importante avisar quanto ao uso de medicamentos como anticoagulantes (Ex: Marevan, Xarelto, Clexane), antiagregantes plaquetários (Ex: AAS ou ácido acectil salicílico, Aspirina infantil, Clopidogrel), medicamentos para diabetes ou emagrecimento (Ex: Osempic – semaglutida, Rybelsus – semaglutida oral, Saxenda – liraglutida, Victosa – liraglutida, Trulicity – dulaglutida, Xultophy – liraglutida). Caso tenha alguma dúvida entre em contato com a equipe para esclarecê-las.

O que levar na mala para o Hospital?

Uma das principais dúvidas durante a consulta médica com o Dr. Wilson é o que levar para o hospital. Visando esta grande dúvida e para melhorar a estadia após a cirurgia criamos um checklist com o que acreditamos ser necessário.

Quanto tempo de Jejum e quando devo internar?

No dia da cirurgia você deve internar 03 horas antes do horário agendado para o procedimento cirúrgico. Será necessário a realização da internação no setor específico do hospital e você será encaminhada para o quarto ou o setor pré-cirúrgico. È necessário jejum de 8 horas para a realização do procedimento.

Tags:

coluna,cuidados pré-operatórios,doença coluna,doença da coluna,pré-operatório