O que é tremor essencial?

O que é tremor essencial?

O tremor essencial é o distúrbio de movimento mais comum em adultos, ocorre principalmente no sexo masculino e está presente em aproximadamente 5% das pessoas com mais de 65 anos de vida. Os sintomas normalmente iniciam na quarta década de vida afetando principalmente as mãos.

O começo dos sintomas ocorre de forma lenta podendo progredir com o tempo. Ocorrem movimentos rítmicos com frequência de 8 a 12 Hz e uma das principais características deste tipo de tremor é que ele está ausente ou presente em menor intensidade durante o repouso.

Além do tremor nos braços e mãos, tambem pode ocorrer em outras partes do corpo como na cabeça ou apenas no queixo, podendo alterar a voz e influenciar negativamente o convívio social do indivíduo.

O tremor essencial é o início da doença de Parkinson?

Uma das principais dúvidas que ocorre no consultório é se o tremor essencial poderia ser o início da doença de Parkinson ou se poderia progredir no mal de Parkinson. A resposta para essa pergunta é NÃO. O quadro tremulante na doença de Parkinson tem outras características como ter uma frequência um pouco maior e tipicamente ser mais evidente durante o repouso. Além disso, na Doença de Parkinson há a presença de outros sintomas associados como: a rigidez e a bradicinesia.

Saiba mais sobre a doença de Parkinson, clique aqui.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico para essa síndrome tremulante é realizado através da histórica clínica e do exame físico. É necessário a avaliação das características do tremor com pesquisa de sinais e sintomas associados, pesquisa e exclusão de diagnósticos diferenciais. Não existe um exame de imagem que realize o diagnóstico desta doença, porém muitas vezes é necessário a realização de uma ressonância magnética para descartar outras doenças.

Tremor essencial e bebidas alcóolicas

Uma característica típica desse distúrbio do movimento é a redução dos sintomas com a ingestão de substâncias alcoólicas. A melhora do tremor após a ingesta de álcool não é uma condição patognomônica, porém cerca de 50% dos casos apresentam essa característica.

Qual o melhor tratamento?

A terapia medicamentosa é a primeira linha de tratamento com uso de beta-bloqueadores de curta e longa duração sendo que os estudos não encontraram diferença significativa entre os subtipos deste medicamento no controle do tremor.

Outra classe de medicamentos que tambem podem ser utilizados são os anticonvulsivantes com eficácia semelhante à dos betabloqueadores no controle desta doença.

Quando o paciente não apresenta resposta significativa com o tratamento medicamentoso é possível a realização de procedimentos cirúrgicos. Dentre as possibilidades cirúrgicas os principais procedimentos são: o implante de um eletrodo de estimulação cerebral profunda (DBS) ou a talamotomia (lesão cirúrgica de uma porção do tálamo). A diferença entre as técnicas é basicamente que no DBS é realizada a neuromodulação de áreas talâmicas responsáveis pelo controle do movimento, enquanto na talamotomia é realizada a lesão dessas vias.

Se voce tem tremor essencial e quer agendar uma consulta. Clique aqui.

distúrbio do movimento, Doença de Parkinson, Mal de Parkinson, movimentos anormais